Parque Estadua da Pedra Selada – sede – vila de Visconde de Mauá – como chegar
Na vila de Visconde de Mauá você pode encontrar a sede do Parque Estadual da Pedra Selada. Se passar por lá não deixe de ir até o centro de visitantes. Sempre tem funcionários que podem te orientar sobre o que visitar, onde ir, e evidente, falar e mostrar um pouco da fauna e flora.
Ali ao lado mesmo também não deixe visitar o Bosque do Visconde.
Criação: Decreto Estadual nº 43.640, de 15 de junho 2012
Área: aproximada de 8.036 hectares
Abrangência: parte dos municípios de Resende e Itatiaia
TEM COMO OBJETIVOS BÁSICOS
Preservar as populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies migratórias, raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas como a floresta atlântica, os remanescentes de bosques de araucária e os campos de altitude.
Primeira e ainda única unidade de conservação de proteção integral estadual presente na Serra da Mantiqueira, forma importante corredor ecológico com o Parque Nacional do Itatiaia e com outras UCs públicas e privadas próximas, protegendo as nascentes de rios contribuintes de algumas das principais bacias hidrográficas da Região Sudeste – Paraná e Paraíba do Sul –, contribuindo para a preservação das cadeias de montanha em que está situado o extraordinário monumento geológico representado pelo grupo de picos que compõem a Pedra Selada.
Ao proporcionar oportunidades de visitação dentro de seus limites, recreação, interpretação, educação e pesquisa científica, o parque cumpre seu papel de estímulo ao desenvolvimento do turismo em bases sustentáveis, contribui para o desenvolvimento regional, abrindo oportunidades para pequenos e médios empreendimentos, gerando empregos e renda na atividade turística nas zonas rurais fluminenses.
COMO CHEGAR? ONDE FICA?
Seja o primeiro a comentar!